PERDA DE OLFATO E PALADAR PELO COVID-19

Embora os estudos sobre a Covid-19 tenham mobilizado pesquisadores em todo o mundo e a corrida pela vacinação esteja acelerada, ainda há muitos aspectos do novo coronavírus que intrigam médicos e cientistas. Entre eles a perda de olfato e paladar associada à doença.

O otorrino dr Marcelo Galhardo explica como acontece a anosmia e a ageusia – perda de olfato e paladar, respectivamente – e por que essas condições estão sendo tão frequentes na Covid-19.

ver mais ›

TEMPO SECO E AS QUEIMADAS AUMENTAM AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

A combinação de baixa umidade relativa do ar, temperaturas elevadas e fumaça proveniente de queimadas, deixa o corpo mais suscetível a doenças, principalmente, as que afetam o aparelho respiratório. Nas cidades com tempo seco, asma, bronquite, gripes e resfriados são frequentes nessa época do ano. Entretanto, medidas simples podem atenuar os efeitos adversos do clima árido no organismo.

ver mais ›

21/09 DIA DA LUTA DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

No dia 21 de setembro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência, seja ela física, intelectual, visual ou auditiva.

ver mais ›
DOENÇAS DE INVERNO – AS FAMOSAS “ITES” - Marcelo Galhardo

DOENÇAS DE INVERNO – AS FAMOSAS “ITES”

O frio chegou!  O tempo seco característico do inverno já se faz presente e, com ele, vêm as incômodas doenças respiratórias. Irritação do nariz, espirros e coriza constante são os sintomas mais comuns causados pela rinite alérgica. Os sintomas são frequentemente associados a gripes, resfriado ou até sinusite.

A rinite alérgica é a inflamação da mucosa que reveste o nariz e as crises são provocadas quando o indivíduo entra em contato com ácaros, poluição do ar, roupas guardadas por muito tempo, pólen e até as variações bruscas de temperatura. “A causa da alergia é uma reação do corpo à  partículas consideradas estranhas. O sistema imunológico reage de forma intensa a esses alérgenos em uma tentativa de defesa do organismo”, explica o otorrinolaringologista Dr Marcelo Galhardo.

ver mais ›
VIAS AÉREAS E O CLIMA SECO E A BAIXA UMIDADE DO AR - Marcelo Galhardo

VIAS AÉREAS E O CLIMA SECO E A BAIXA UMIDADE DO AR

Segundo orientações da OMS (Organização mundial de saúde), classifica-se a baixa umidade em 3 níveis sendo de 21 a 30 % – estado de atenção, de 12 a 20 % – estado de alerta, e abaixo de 12 % estado de emergência, sendo que quanto mais baixa a umidade maiores os cuidados a serem tomados, principalmente quanto à umidificação do ambiente: hidratação corporal e diminuição à exposição ao trabalho, às atividades físicas ao ar livre e aglomeração de pessoas. 

Estimativas da Academia Brasileira de Rinologia apontam que cerca de 30 % da população brasileira é acometida por rinite alérgica. 

ver mais ›

HIDROXICLOROQUINA E SEUS EFEITOS COLATERAIS (PERDA AUDITIVA)

O anúncio de bons resultados no uso de cloroquina e hidroxicloroquina para tratar a COVID-19, mesmo sem estudos sólidos que comprovem a eficácia destes medicamentos, colocou o mundo em alerta.

A automedicação preocupa as autoridades de saúde por conta dos efeitos colaterais graves que podem ser provocados, como lesões auditivas, surdez e zumbido.

Em alguns casos, o Conselho Federal de Medicina autorizou o uso em pacientes com o novo coronavírus, mas, tudo feito para testar a efetividade e com acompanhamento médico.

Qualquer sintoma, procure um médico para tratamento e diagnóstico correto.
NÃO FAÇA AUTOMEDICAÇÃO! CUIDE-SE!
#cloroquina #hidroxicloroquina #surdez #zumbido #coronavirus #covid19 #otorrino #otorrinolaringologia #brasil #saopaulo #riopreto #sjrp #rp #clinicadrmarcelo #ouvido #nariz #garganta

ver mais ›

SAIBA MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS – COVID-19

Corona vírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Ele pertence à família dos coronavírus, um grupo que reúne desde agentes infecciosos que provocam sintomas de resfriado até outros com manifestações mais graves, como os causadores da SARS (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Aguda Grave) e da MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).

O cientista Leo Poon, virologista da Escola de Saúde Pública da Universidade de Hong Kong, que primeiro decodificou o vírus, acredita que esse teve origem em um animal e se espalhou para os seres humanos.

ver mais ›

TABAGISMO: OS MALES DE CIGARRO A NARGUILÉ

O tabagismo já não é mais sinônimo de cigarro. Cada vez mais, produtos como o tabaco orgânico, o narguilé e o cigarro eletrônico tomam o lugar dos maços vendidos em padarias e bancas de jornal. Mas só porque estas alternativas não são convencionais, não quer dizer que façam menos mal à saúde.

Tanto o uso do narguilé quanto o do tabaco decorrem praticamente nos mesmos riscos de quem fuma cigarro: pode causar dependência, levar a doenças cardiovasculares e risco aumentado de câncer.

Apesar da falta de estudos que comprovem os danos dos cigarros eletrônicos, casos de mortes e doenças pulmonares graves aconteceram com os jovens adultos nos EUA – e até mesmo no Brasil – já levantaram suspeitas quanto ao uso desse dispositivo.

E os danos do vício ao fumante não são apenas físicos. O cigarro e outros produtos com tabaco também gera uma dependência química difícil de ser superada.

ver mais ›

O QUE É A TOSSE? PARA QUE SERVE?

A tosse é um mecanismo reflexo semelhante ao espirro  mas com a função de limpar as vias aéreas inferiores, desde a região inferior da faringe até os pulmões.

– Para que ela serve?

A tosse serve para limpar as vias aéreas inferiores de corpos estranhos (  secreções, vírus, bactérias, corpos estranhos aspirados involuntariamente)

– O que fazer durante a crise de tosse?

 Se for esporádica não se deve fazer nada pois não é patológico mas sim um mecanismo de defesa e limpeza do organismo. Se for  persistente deve-se procurar um médico para avaliar se é patológica e qual patologia está provocando-a ( existem patologias sérias que provocam tosse como tuberculose e câncer de pulmão)

ver mais ›
PERDA AUDITIVA TEM TRATAMENTO - Marcelo Galhardo

PERDA AUDITIVA TEM TRATAMENTO

CUIDE DE SUA SAÚDE AUDITIVA

A PERDA AUDITIVA AFETA NÃO SÓ A PESSOA QUE A POSSUI, MAS TAMBÉM TODOS AQUELES DO SEU CONVÍVIO FAMILIAR, SOCIAL E NO TRABALHO.

A DIFICULDADE  DE  COMUNICAÇÃO LEVA A VÁRIOS EFEITOS NEGATIVOS E DIFICULDADES DE RELACIONAMENTO

ISOLAMENTO FAMILIAR E SOCIAL, DEPRESSÃO
PERDA DE OPORTUNIDADES NO TRABALHO
DIMINUIÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE LAZER E ENTRETENIMENTO.

ver mais ›

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS NO OUTONO

No dia 20 de março, nós do hemisfério sul damos as boas-vindas ao Outono, uma das estações do ano preferidas dos brasileiros, pois carrega características parecidas tanto com as do inverno como com as do verão. Afinal, ele separa estas duas estações.

Com temperaturas mais amenas, especialmente à noite, e queda da umidade relativa do ar, o Outono traz consigo o agravamento de algumas doenças, principalmente as respiratórias e as alergias. No entanto, é possível preveni-las para aproveitar o que há de melhor nessa estação.

ver mais ›

AMIGDALITE

Imagine ter crises recorrentes de infecção de garganta, com inchaço e pus nas amígdalas? Este é o sintoma mais comum de quem sofre com amigdalite. A doença ainda provoca febre, dores de cabeça e nas articulações, mau hálito, congestionamento nasal e coriza. Todos esses sintomas são bastante conhecidos pela estudante  Adriana , de 24 anos. […]

ver mais ›

CRIANÇAS E AS DOENÇAS DE INVERNO

Mesmo antes da chegada oficial do inverno que se dará em 21 de junho, notamos as alterações climáticas desfavoráveis às vias aéreas, principalmente a baixa umidade do ar, as mudanças bruscas de temperatura e o aumento da poluição, que são motivo de preocupação, principalmente para as pessoas sensíveis ou que já tem doenças respiratórias crônicas.

ver mais ›

DIA MUNDIAL DA VOZ

O Dia Mundial da Voz é comemorado no dia 16 de Abril. A celebração da data tem por objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para sua  preservação.   No Dia Mundial da Voz, o médico otorrinolaringologista Dr Marcelo C. Galhardo,  promove rastreios gratuitos e alerta a população para os cuidados […]

ver mais ›

CUIDADO E PREVENÇÃO COM A SAÚDE DA CRIANÇA

Dentre os vários problemas otorrinolaringológicos das crianças, encontram-se em primeiro lugar as infecções de repetição das vias aéreas superiores (amigdalites, otites, rinossinusites), principalmente na faixa etária de 1 aos 5 anos de idade, quando o sistema imunológico da criança ainda está em desenvolvimento.  Crianças que recebem o aleitamento materno geralmente têm menos infecções. Com a […]

ver mais ›

VOCÊ SABE O QUE É OTITE DE VERÃO?

Você já percebeu como a dor no ouvido é comum no verão? A causa disso geralmente está nos momentos de lazer, em especial naqueles que envolvem mergulhos na piscina, no mar ou no rio.   A otite externa, mais conhecida como otite dos nadadores ou otite de verão, é uma doença frequente nessa estação.   […]

ver mais ›

OTORRINO

O otorrinolaringologista é o médico indicado para tratar doenças ligadas a esses órgãos, inclusive a realização de cirurgias estéticas da face. Crianças são pacientes frequentes desse especialista otorrinolaringologia (oto = ouvido, rino = nariz, laringo = laringe) é muito ampla em relação aos estudos da face, pois não trata somente as doenças, mas também a […]

ver mais ›

DOENÇAS DE INVERNO, AS FAMOSAS “ITES”

O frio chegou!  O tempo seco característico do inverno já se faz presente e, com ele, vêm as incômodas doenças respiratórias. Irritação do nariz, espirros e coriza constante são os sintomas mais comuns causados pela rinite alérgica. Os sintomas são frequentemente associados a gripes, resfriado ou até sinusite. A rinite alérgica é a inflamação da […]

ver mais ›

DIA DO SURDO

26 de Setembro   NESTE ANO COMEMORAMOS 156 ANOS DA PRIMEIRA INICIATIVA POSITIVA EM PROL DOS DEFICIENTES AUDITIVOS EM NOSSO PAÍS. COMO CURIOSIDADE HISTORICA, APÓS O ESTABELECIMENTO DA CORTE IMPERIAL DO BRASIL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, GRANDES TRANSFORMAÇOES OCORREM NA SUA INFRAESTRUTURA URBANA, VIDA CULTURAL E POLITICA COMO A CONSTRUÇÃO DA BIBLIOTECA NACIONAL, […]

ver mais ›

LIMPEZA E HIDRATAÇÃO NASAL

Soro fisiológico limpa, hidrata e ajuda a evitar problemas no nariz Manter o nariz limpo evita resfriados, gripes, crises de rinite e sangramento. As orientações do Dr. Marcelo C. Galhardo  alerta ainda que não é bom cutucar o nariz.   O nariz é a porta de entrada do ar que respiramos e é responsável pela […]

ver mais ›

HIGIENE NASAL E SAÚDE

As doenças relacionadas ao aparelho respiratório são a terceira causa mais freqüente de morte no mundo perdendo apenas para as cardiovasculares e os derrames cerebrais. Medidas simples de higiene nasal e ambiental, portanto tem um grande impacto na diminuição das complicações em vias respiratórias. Soro fisiológico comum, usado para inalação, limpa, hidrata e ajuda a […]

ver mais ›

RINITE ALÉRGICA

Definimos como rinite alérgica a doença inflamatória das vias aéreas superiores que se apresentam pelos sintomas clássicos de obstrução nasal, espirros, prurido nasal e coriza recorrentes, desencadeados por fatores alérgicos ambientais, mais comumente relacionados à poeira doméstica (que contém ácaros), odores fortes (produtos químicos), poluição e fumaça, pelos de animais, mofos, alterações do clima (choques […]

ver mais ›

SINUSITE

O que é Rinossinusite? Segundo o EPOS, 2007 (European Position on Rhinossinusitis and Nasal Polyps), podemos definir clinicamente rinossinusite como todo o processo inflamatório que acomete a mucosa nasal e dos seios paranasais seja de etiologia viral, bacteriana. Novamente, segundo o consenso europeu, as definições têm como base a sintomatologia. No entanto, alterações da Endoscopia […]

ver mais ›

VIAS AÉREAS E O CLIMA SECO

O clima seco e a baixa umidade relativa do ar estão aí para complicar nossa vida. Segundo orientações da OMS (Organização mundial de saúde), classifica-se a baixa umidade em 3 níveis sendo de 21 a 30 % – estado de atenção, de 12 a 20 % – estado de alerta, e abaixo de 12 % […]

ver mais ›

MUDANÇA DE TEMPERATURA – GRIPES OU RESFRIADOS?

Após aquele calorão do verão, chega o outono e a temperatura cai um pouco. Por causa disso, o organismo pede cuidados especiais já que essas mudanças podem facilitar a entrada de vírus nas vias aéreas superiores causando gripes e resfriados.  “Nessa época do ano, as pessoas costumam ficar mais doentes e podem também sofrer mais […]

ver mais ›

ZUMBIDO

O QUE É O ZUMBIDO? É UM SOM PERCEBIDO NOS OUVIDOS OU NA CABEÇA QUE NÃO ESTÁ SENDO GERADO NO AMBIENTE EXTERNO. O ZUMBIDO É COMUM? ESTIMA-SE QUE ATÉ 20% DA POPULAÇAO MUNDIAL TENHA ZUMBIDO, MAS APENAS 1% DESTAS PESSOAS SE INCOMODAM COM O PROBLEMA. COMO É O ZUMBIDO? SÃO VÁRIOS TIPOS REFERIDOS DE BARULHO […]

ver mais ›

RONCO E APNÉIA DO SONO

RONCO É O BARULHO PRODUZIDO PELA VIBRAÇÃO DOS TECIDOS DA GARGANTA QUANDO O AR PASSA DURANTE A RESPIRAÇÃO ENQUANTO A PESSOA DORME. APNÉIA DO SONO É A PARADA RESPIRATÓRIA POR AGLUNS MOMENTOS DURANTE O SONO, LEVANDO Á UMA DIMINUIÇÃO DA OXIGENAÇÃO DO ORGANISMO. ESTAS CONDIÇÕES SÃO MAIS FREQUENTES EM OBESOS COM ANATOMIA DESFAVORÁVEL( PESCOÇO CURTO, […]

ver mais ›

RINITE ALÉRGICA

A SAÚDE RESPIRATÓRIA COMEÇA PELO NARIZ NADA MAIS INCÕMODO SEJA DE DIA OU PIOR AINDA Á NOITE, QUE CRISES DE ESPIRROS, NARIZ ENTUPIDO, ESCORRENDO E COÇANDO. SE VOCÊ POSSUI UM OU MAIS DESTES SINTOMAS , SUAS CHANCES SÃO GRANDES DE SER PORTADOR DE RINITE ALÉRGICA.

ver mais ›

BOTOX TERAPÊUTICO

Botox é na verdade uma marca comercial americana de um produto biológico ( semelhante à uma vacina) e não propriamente um medicamento, chamado toxina botulinica (proteína extraída de uma bactéria chamada Clostridium Botulinum) que tem a capacidade de paralisar o movimento muscular. Pouca gente sabe, mas, foi através do estudo de uma doença potencialmente letal […]

ver mais ›

LABIRINTITES

“LABIRINTITE” É UM TERMO GENÉRICO USADO POPULARMENTE PARA DESIGNAR DIVERSAS DOENÇAS QUE TEM COMO SINTOMA COMUM A TONTURA QUE PODE TER CARÁTER ROTATÓRIO, SENSAÇÃO DE DESEQUILÍBRIO OU FLUTUAÇÃO. OUTROS SINTOMAS PODEM ACOMPANHAR A TONTURA COMO “SUADEIRA”, NÁUSEAS E SINTOMAS AUDITIVOS (ZUMBIDOS OU DIMINUIÇÃO DA AUDIÇÃO)

ver mais ›

HIGIENE NASAL E SAUDE

O CLIMA SECO E A HIDRATAÇÃO DAS VIAS AÉREAS MUITAS PESSOAS NOS PREGUNTAM COMO PREVENIR AS INFECÇÕES DAS VIAS AÉREAS SUPERIORES (IVAS) E OS PROCESSOS ALÉRGICOS NASAIS (RINITES) CONSIDERANDO O NOSSO CLIMA, PODEMOS DIZER QUE A SAÚDE RESPIRATÓRIA SE INICIA COM A BOA HIGIENE E HIDRATAÇÃO DAS VIAS AÉREAS. TODO NOSSO TRATO RESPIRATÓRIO DESDE AS […]

ver mais ›

CRIANÇA RESPIRADORA BUCAL

RESPIRAR CRONICAMENTE PELA BOCA EM SITUAÇÃO HABITUAL NUNCA DEVE SER CONSIDERADO NORMAL. A RESPIRAÇÃO HUMANA NATURAL, DEVE SER REALIZADA ATRAVÉS DAS NARINAS. RESPIRAÇÃO BUCAL CRÔNICA, SIGNIFICA NECESSARIAMENTE ALTERAÇÃO ORGÂNICA OU FUNCIONAL QUE MERECE INVESTIGAÇÃO E TRATAMENTO. CUIDADO A RESPIRAÇÃO BUCAL, PODERÁ ACARRETAR AO LONGO DO TEMPO. PREJUÍZO NAS CRIANÇAS, MUITAS VEZES IRRECUPERÁVEL COMO, ALTERAÇÕES NO […]

ver mais ›
Câncer Oral e de Laringe - Marcelo Galhardo

Câncer Oral e de Laringe

OS TUMORES MALIGNOS (CÂNCER) DA CAVIDADE ORAL E LARINGRE (GARGANTA) TEM ALTA POSSIBILIDADE DE PREVENÇÃO. DENTRE OS MAIS COMUNS TEMOS OS TUMORES DA LÍNGUA E DAS CORDAS VOCAIS.

ver mais ›
Cuide da sua saúde Auditiva - Marcelo Galhardo

Cuide da sua saúde Auditiva

A PERDA AUDITIVA AFETA NÃO SÓ A PESSOA QUE A POSSUI, MAS TAMBÉM TODOS AQUELES DO SEU CONVÍVIO FAMILIAR, SOCIAL E NO TRABALHO. A DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO LEVA À VÁRIOS EFEITOS NEGATIVOS DIFICULDADES DE RELACIONAMENTO ISOLAMENTO FAMILIAR E SOCIAL, DEPRESSÃO PERDA DE OPORTUNIDADES NO TRABALHO DIMINUIÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE LAZER E ENTRETENIMENTO.

ver mais ›

siga @otorrinodrmarcelogalhardo no instagram